O planejamento previdenciário nada mais é do que o estudo da vida previdenciária do(a) trabalhador(a). O planejamento serve para analisar não apenas o tempo de contribuição, mas também indicar qual melhor benefício a ser requerido junto a previdência social.
Afinal, com a reforma da previdência estamos diante de inúmeras regras para concessão da tão sonhada aposentadoria, e o planejamento consegue demonstrar todos os meios possíveis para se aposentar, bem como apresenta a média salarial do seu beneficio, isso não é bom? É possível ter uma boa noção do valor que será possível receber.
Portanto, o segurado terá uma segurança na hora de requerer a sua aposentadoria, evitando maiores “dores de cabeça” por não conhecer os seus direitos.
Diferença de uma aposentadoria sem planejamento e com planejamento;
Requerer a aposentadoria sem o devido planejamento previdenciário pode te levar ao erro, visto que existem várias regras possíveis para se aposentar e no momento do requerimento você pode não escolher a regra mais vantajosa no seu caso, levando-o assim, a perder dinheiro.
Como assim, perder dinheiro?
Isso mesmo, a falta de apresentação de documentos para contabilizar o seu tempo de contribuição, conhecimento de tempo especial ou até mesmo a falta de conhecimento do temido “fator previdenciário” pode fazer com que a sua aposentadoria seja concedida com valor abaixo do que realmente merecido.
E para ter certeza de que tudo está sendo aplicado e analisado pelo INSS é preciso realizar a entrevista com advogado especialista que vai planejar a sua aposentadoria para recebimento do melhor benefício.
Afinal, o que podemos encontrar no planejamento previdenciário?
O planejamento previdenciário serve para visualizar por completo a sua vida previdenciária, bem como avaliar qual melhor aposentadoria no presente momento ou no futuro. Poderá ainda, ter acesso ao valor da R.M.I (renda mensal inicial), que nada mais é do que o cálculo do valor de sua aposentadoria.
No planejamento é possível apresentar ao segurado:
- Cálculos de revisões de benefício;
- Cálculo da R.M.I dos benefícios;
- Tempo de contribuição;
- Planejamento de R.M.I futura;
- Cálculo do melhor benefício em um período;
- Cálculo das contribuições em atraso;
Veja que essa ferramenta administrativa te possibilita infinitas vantagens, como: se aposentar no momento certo, recolher o valor correto para garantir o recebimento do melhor benefício, entre outros.
Portanto, você tem inúmeros motivos que justificam a realização do planejamento da sua vida previdenciária.
Quais os documentos que são necessários para o planejamento?
Para requerer os documentos será necessária uma entrevista com o segurado para entender quais foram as atividades exercidas durante toda a sua vida, para então iniciar a lista de documentos necessários.
Porém, existem os documentos básicos para primeira análise, que são:
- Carteira de Trabalho;
- Guias da Previdência Social (GPS);
- Extrato CNIS completo;
- Carta de concessão da aposentadoria, caso houver;
- Cópia do processo administrativo de aposentadoria, caso houver;
Importante mencionar que o acesso a plataforma do meuinss.gov.br você consegue obter inúmeros documentos que podem ser utilizados no planejamento previdenciário.
Sendo assim, quanto mais informações e documentos você apresentar, mais fácil será a analise do melhor benefício. Portanto, diante todas as informações prestadas sobre a importância do planejamento previdenciário, não deixe pra depois! Se organize e tenha toda sua vida previdenciária em suas mãos!
Ficou interessado em realizar o seu planejamento previdenciário? Entre em contato conosco aqui pelo site mesmo e faça o seu orçamento. Será um prazer lhe atender!
Continue conosco, acompanhe diariamente nosso blog com informações sobre direito previdenciário.